RÁDIO PALÁCIO - Rede Movimento de Rádios 24h

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Patrulha PeTralha


Por Jorge Serrãoserrao@alertatotal.net
O título desta página foi dado pela redação do Palácio da Maria Joana.

É notícia velhíssima a matéria divulgada anteontem pela Folha de S. Paulo sobre a criação de uma “Patrulha Virtual” do Partido dos Trabalhadores. O comando do PT, há muito tempo, já dispõe de uma grande central informatizada – com equipamentos de última geração – para realizar o “patrulhamento ostensivo” na internet contra qualquer um que escreva contra eles. A medida tem o apoio do presidente da legenda, Rui Falcão.

A maior preocupação dos petralhas é que eles têm perdido a batalha de comunicação nas redes sociais. Na mídia tradicional, seduzida pelas verbas de publicidade do governo e das empresas estatais e capimunistas (onde os fundos pensão aparelhados pelo PT têm poder de influência e decisão), os ataques são facilmente neutralizados. Além disso, se a mídia amestrada desagrada, o PT vem logo com a velha e insistente ameaça de fazer a “regulamentação dos meios de comunicação”.

Como a guerra de informação na internet exige uma tática de guerrilha mais suja, na avaliação do comando petista, de agora em diante o partido já deixa claro que vai radicalizar para cima dos opositores. O objetivo principal é tornar menos complicada a nada fácil campanha reeleitoral de 2014. Além de blindar Dilma dos ataques, os petistas precisarão de uma ofensiva para eleger Lula senador por São Paulo – para lhe garantir imunidade parlamentar e foro privilegiado.

O 4º Congresso Nacional do PT,em setembro, já tinha aprovado a formalização dos MAVs (Militâncias em Ambientes Virtuais). Mas tal sistema de monitoramento e pronta resposta já funciona, há muitos anos, em uma megacentral de informática mantida pelos petistas em Porto Alegre. Do QG sulista partem não só prontas-respostas a sites e blogs. O patrulhamento já em vigor há muito tempo costuma invadir os computadores dos “inimigos” para rastrear e-mails e mapear a rede opositora, com informações pessoais e sigilosas que podem ser usadas se for politicamente necessário.

Por isso, é difícil acreditar agora na promessa feita à Folha de S. Paulo por Adolfo Pinheiro – que será o coordenador do esquema de “Patrulha Virtual”. Segundo ele prometeu, “nossa única recomendação é não partir para a baixaria e manter o nível do debate político”. Ao mesmo tempo que faz tal promessa vã, quase impossível de ser cumprida por militantes fundamentalistas do PT, Pinheiro promete “ir para cima” – principalmente contra comentários negativos em janelas de Blogs, portais noticiosos e no twitter (onde a petralhada apanha muito).

O que a petralhada precisa tomar cuidado é para que seus militantes, empolgados pela tática stalinista da cúpula, acabem saindo do controle. O risco de se produzir um “watergate” tupiniquim nunca esteve tão alto. A petralhada anda exagerando nos grampos de telefone e internet contra os “inimigos”, adversários próximos ou até os “aliados inconfiáveis” – nos campos político e empresarial.

Um “Petralhagate” pode ser fatal para as pretensões do Partido dos Trabalhadores... Além disso, tal ameaça de intensificar o patrulhamento petralha só tende a fortalecer a oposição – a cada dia com mais argumentos objetivos para derrubar as mentiras, a incompetência e a corrupção petralha.

A petralhada devia se lembrar do versinho em uma canção pouco conhecida de imortal Noel Rosa: “A araruta tem seu dia de mingau”...

Um comentário:


  1. Nada adiantará o patrulhamento deles, doravante, cada vez mais a queda de Dilma, um governo pífio, PIB do Haiti, corrupção constante, a maior de todas, educação no brejo, saúde na UTI, preços subindo a cada dia, inflação em alta, gastos do governo nas alturas, rombos nas contas maquiados...
    Xiii, ficará cada vez + difícil fabricarem argumentos...








    ResponderExcluir